segunda-feira, 18 de março de 2013

Perguntas

1. Quando nos reunimos?
Nossos encontros ocorrem nos seguintes horários:
- domingos: às 16h (iniciantes), às 18h (praticantes);
- segundas: às 19h30 (iniciantes);
- quartas: às 8h (meditação silenciosa).
Nos encontros para iniciantes dá-se ênfase aos ensinamentos fundamentais do budismo (As Quatro Nobres Verdades, O Nobre Caminho Óctuplo, Impermanência, etc) e as meditações são de menor duração, enquanto que os encontros para praticantes focam em práticas meditativas mais longas e direcionadas à introspecção. É recomendado chegar à meditação com antecedência de pelo menos 10 minutos.

2. Onde ocorrem as reuniões?
Nosso Centro fica localizado à Rua Frei Rogério, nº 454, fundos - entrada pela lateral, Centro, Lages/SC. Anexo a esta sala possuímos uma pequena biblioteca, que estará disponível para ajudar no aprendizado dos participantes. Interessados em contribuir com doações de qualquer obra serão bem vindos.

3. Quem pode participar?
Ficaremos felizes em receber todos os interessados. Não é necessário qualquer conhecimento prévio, todos são nossos convidados. Aos iniciantes, sugerimos que compareçam alguns minutos antes do horário para algumas instruções antes de iniciarmos nossa prática.

4. Qual a melhor roupa para praticar?
É recomendado usar roupas discretas e folgadas para poder sentar confortavelmente. Para não incomodar os outros praticantes, o participante deve evitar roupas que exponham demais o corpo ou perfumes fortes.
5. Para participar, terei que pagar algum valor?
Não exigimos que os praticantes paguem nenhuma quantia. Acreditamos que o Dharma deve ser acessível a todos os seus buscadores, por isso, ninguém deverá se sentir forçado a contribuir. Por outro lado, lembramos que a manutenção de qualquer espaço, por menor que seja, demanda despesas.

Para aqueles que desejarem contribuir, deverão fazê-lo conforme suas possibilidades (contribuição mensal, semanal ou doação avulsa).  Mantemos no local uma caixinha para receber as doações. O dinheiro arrecadado será utilizado na manutenção da sala (limpeza, despesas com água, luz), materiais de uso comum e consumo (papel, velas, chás, livros), organização de eventos (palestras, retiros, seminários), material de divulgação ou obras sociais.

6. O que é uma Sangha?
Sangha é uma comunidade de prática; um local onde encontramos apoio para manter uma prática sólida, e nos ajudar a lidar com nossos sofrimentos. Thich Nhat Hanh diz frequentemente que a sangha é um jardim com muitas variedades de árvores e flores. Quando somos capazes de observarmos a nós mesmos e aos demais como lindas flores e árvores é que realmente podemos chegar a compreender e amar um ao outro. Uma flor pode florescer no início da primavera e outra flor pode florescer ao final do verão. Uma árvore pode ter muitas frutas e outra árvore pode oferecer sombra fresca. Nenhuma planta é maior, menor ou igual a outra planta no jardim. Cada membro da sangha também tem dons únicos para oferecer à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário